top of page
A MENINA PILOTA - Insta.png

Cia Experimentus estreia novo

espetáculo em escolas públicas de Itajaí 


Menina Pilota de Espaçonave fará mais de 10 apresentações gratuitas para alunos itajaienses até o fim do ano


Um outro planeta. Uma outra realidade. Uma menina. O que será que tem pra fora dessa caverna? Em Menina Pilota de Espaçonave, novo trabalho para a infância da Cia. Experimentus Teatrais, teremos a resposta desta pergunta! (Ou será que mais perguntas?)


O tradicional grupo de teatro itajaiense, estreia, em setembro, seu 16º espetáculo teatral: Menina Pilota de Espaçonave, fazendo oito apresentações gratuitas para os alunos de sete escolas públicas itajaienses. São elas: Escola Básica Prof Inês Cristofolini de Freitas, Escola Básica Francisco Celso Mafra, Escola Básica de Campo Maria do Carmo Vieira, Escola Básica Prof Judith Duarte de Oliveira e os CEIs Gabriel Dalago, Graziela Vieira e Nilton de Andrade. Os alunos assistirão ao espetáculo e, algumas turmas, ainda participarão de uma mediação criada especialmente para o trabalho e seu universo.

Na história, uma menina das cavernas que vive numa caverna segura é a heroína de suas brincadeiras. Depois de inventar mundos incríveis cheios de estórias, ela enfrenta sua maior aventura: descobrir o mundo lá fora! Em cena, as atrizes Andréa Rosa e Natália Pereira brincam com diferentes personagens, corporalidades e elementos que compõe a narração dessa história com dramaturgia e canções autorais e inéditas. 

A criação de Menina Pilota de Espaçonave faz parte do projeto Sementeira, iniciado pela Cia Experimentus ainda durante a pandemia. Dramaturgo e diretor do trabalho, Marcelo de Souza conta que “o projeto Sementeira nasceu da vontade de contar uma estória que a gente nunca tinha ouvido e nem contado pra ninguém”. O grupo iniciou então um processo de construção coletiva em cima de histórias pessoais de suas infâncias, histórias inventadas e novas ideias vindas depois de intercâmbios com Max Reinert (Itajaí/SC) e Fernando Escrich (Lisboa/Portugal), que assinam interlocução dramatúrgica e orientação musical do trabalho, respectivamente.


Mas na arte, quando uma história faz a gente perder o sono, não dá pra fugir! E assim a menina Ísis quis porque quis que o grupo a tirasse da caverna para ver o mundo! De onde será que ela vem? Pra onde será que ela vai? Em breve, após a circulação por escolas, o trabalho fará temporada aberta ao público, que poderá então conhecer essa história.


O Projeto “Sementeira – montagem teatral para a infância”, foi realizado com patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Edital n. 018/2019/FCI e tem renúncia fiscal da APM Terminals. Também tem recursos do Ministério do Turismo - Secretaria Especial da Cultura, através da Lei Rouanet com patrocínio da BFP - Bio Food Products e da Celesc.


Datas:


22/09, 9h30 e 14h15: Escola Básica Prof Inês Cristofolini de Freitas
23/09, 10h e 15h: Escola Básica Francisco Celso Mafra
26/09, 9h e 14h: Escola Básica de Campo Maria do Carmo Vieira (atendendo também crianças dos CEI Gabriel Dalago e CEI Graziela Vieira);
29/09, 9h e 14h: Escola Básica Prof Judith Duarte de Oliveira (atendendo também crianças do CEI Nilton de Andrade).

Ficha técnica:


Com: Andréa Rosa e Natália Pereira
Dramaturgia e Direção: Marcelo F. De Souza
Interlocução Dramatúrgica: Max Reinert
Canções e Trilha Sonora: Natália Pereira
Orientação Musical: Fernando Escrich
Figurinos: Leandro Cardoso
Costura: Lélia Machado (Figurinos) e Vitor Branco (Cenário)
Cenário, Projeto Gráfico e Desenho de Luz: Daniel Olivetto
Assessoria de Imprensa e Gestão de mídias sociais: Mariana Feitosa
Produção: Daniel Olivetto e Natália Pereira
Produção Executiva: Sandra Knoll
Coordenação de Produção: Andréa Rosa

bottom of page